Nosso Cinema

A melhor fonte de críticas de cinema

43ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Dia 17 de outubro de 2019 começa a 43ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (com encerramento no dia 30 do mesmo mês), dirigida por Renata de Almeida. Serão aproximadamente trezentos títulos (cerca de sessenta brasileiros), de diversos países, gêneros e estilo, em mais de vinte e sete locais (cinemas, espaços culturais, CEUS e museus), incluindo exibições gratuitas e ao ar livre.

Dia 16 de outubro, o filme “Wasp network” abre o evento, em sessão para convidados no Auditório Ibirapuera. O longa, dirigido por Olivier Assayas e produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, é uma adaptação do livro “Os últimos soldados da Guerra Fria”, de Fernando Morais, tendo sido exibido no Festival de Veneza. No elenco, estão Edgar Ramírez, Leonardo Sbaraglia, Gael Garcia Bernal, Penélope Cruz e Wagner Moura – com o diretor, participam da Mostra Ramírez e Moura. Assayas também ganha o Prêmio Leon Cakoff e uma retrospectiva: a Mostra vai exibir quinze títulos do cineasta, incluindo os recentes sucessos “Personal shopper” e “Vidas duplas”.

Dentre a seleção, estão onze candidatos ao Oscar de Melhor Filme Internacional (filmes selecionados por seus países e em análise pela Academia): “A vida invisível” (Brasil), “Parasita” (Coreia do Sul), “A odisseia dos tontos” (Argentina), “The projectionist” (República Dominicana), “Papicha” (Argélia), “La mala noche” (Equador), “Honeyland” (Macedônia), “Cavalos roubados” (Noruega), “O paraíso deve ser aqui” (Palestina), “O pássaro pintado” (República Checa), “System Crasher” (Alemanha) e “Empuxo” (Austrália). Muitos deles terão crítica aqui no site (é só acompanhar!).

Também serão exibidos o ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim (“Sinônimos”), o da Palma de Ouro no Festival de Cannes (“Parasita”), o da Concha de Ouro no Festival de San Sebastián (“Pacificado”) e o do prêmio do júri de melhor documentário mundial no Festival de Sundance (“Honeyland”).

O filme “O farol”, premiado em Cannes, terá sessão no Auditório Ibirapuera, seguida de uma masterclass do diretor Robert Eggers (de “A bruxa”). A obra é protagonizada por Robert Pattinson e Willem Dafoe.

O encerramento da 43ª edição ocorrerá em 30 de outubro, com o novo longa de Fernando Meirelles, o original Netflix “Dois Papas”. Com passagens nos festivais de Toronto e Telluride, o filme é protagonizado por Jonathan Pryce e Anthony Hopkins.

Confira aqui no site e nas nossas redes sociais as nossas críticas, matérias e entrevistas. No Instagram, faremos uma cobertura especial com Stories de alguns dos filmes. Será imperdível!