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Perspectiva Internacional [42 MICSP]

Dia 18 de outubro de 2018 é a data em que começa a 42ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (com encerramento no dia 31 do mesmo mês), dirigida por Renata de Almeida. Ela é composta de seis seções: Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. O Nosso Cinema está fazendo uma cobertura especial no evento (basta conferir em nossas redes sociais e as atualizações aqui no site).

A Perspectiva Internacional conta com filmes extremamente diversificados, geográfica – do Cazaquistão (“A doce indiferença do mundo”) à Argentina (“La solitud”) – e cinematograficamente – de diretores consagrados (”Infiltrado na Klan”, de Spike Lee) a iniciantes (“Noite silenciosa”, de Piotr Domalewski). Esta é a lista de filmes:

3 DIAS EM QUIBERON, de Emily Atef

303, de Hans Weingartner

A ÁRVORE DOS FRUTOS SELVAGENS, de Nuri Bilge

A CASA DIVIDIDA, de Eugene Kotlyarenko

A DOCE INDIFERENÇA DO MUNDO, de Adilkhan Yerzhanov

A FAVORITA, de Yorgos Lanthimos (vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Veneza)

A GUERRA DE ANNA, de Aleksey Fedorchenko

A MADELINE DE MADELINE, de Josephine Decker

A NÉVOA VERDE, de Guy Maddin

A PEÔNIA, de Joaquin Breton

A PRECE, de Cédric Kahn

A ROTA SELVAGEM, de Andrew Haigh

A ÚLTIMA CRIANÇA, de Dong-seok Shin

A VALSA DE WALDHEIM, de Ruth Beckermann (filme austríaco pré-indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor na categoria de Melhor Documentário no Festival de Berlim)

ALMOFADA DE ALFINETES, de Deborah Haywood)

AMANDA, de Mikhaël Hers

AMANTES NA FRONTEIRA, de Atsushi Funahashi

AMOR ATÉ ÀS CINZAS, de Jia Zhang-ke

ANGKAR, de Neary Adeline Hay

AO LESTE DA SUÉCIA, de Simo Halinen

AQUI, de Hadi Mohaghegh

AQUI E AGORA, de Jakob Lass

AS SOMBRAS DO DESERTO, de Jayakrishnan Subramanian

ASSIM COMO MEU FILHO, de Costanza Quatriglio

AVA, de Sadaf Foroughi

BAYONETA, de Kyzza Terrazas

BELMONTE, de Federico Veiroj

BLACK IS BELTZA, de Fermín Muguruza

CAFARNAUM, de Nadine Labaki (filme libanês pré-indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor em três categorias no Festival de Cannes – Júri, Júri Ecumênico e Cidadania)

CAMINHOS MAGNÉTYKOS, de Edgar Pêra

CAOS AMERICANO, de James D. Stern

COINCOIN E OS INUMANOS, de Bruno Dumont

CULPA, de Gustav Möller (filme dinamarquês pré-indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)

DE MÃOS DADAS, de Nikos Kornilios

DE PAI PARA FILHO, de Ya-chuan Hsiao

DE PARTIDA, de Ludwig Wüst

DEIXEM OS VELHOS MORREREM, de Juri Steinhart

DINAMARCA, de Kasper Rune Larsen

EL MOTOARREBATADOR, de Agustín Toscano

EM CHAMAS, de Chang-dong Lee (filme sul-coreano pré-indicado ao Oscar de Melhor FIlme Estrangeiro)

ERA UMA VEZ EM NOVEMBRO, de Andrzej Jakimowski

ESTRANHOS DA PACIÊNCIA, de Vladimir Alenikov

E NÃO ME IMPORTO SE ENTRARMOS PARA A HISTÓRIA COMO BÁRBAROS (coprodução entre Romênia, República Tcheca, França, Bulgária e Alemanha, falada em romeno, pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)

EU SOU TEMPESTA, de Daniele Luchetti

EXTINÇÃO, de Salomé Lamas

FAMÍLIA SUBMERSA, de Maria Alché

FIRECRACKERS, de Jasmin Mozaffari

FRIDAY’S CHILD, de A. J. Edwards

FUTEBOL INFINITO, de Corneliu Porumboiu

GENESIS 2.0, de Christian Frei e Maxxim Arbugaev

GRASS, de Hong Sangsoo

GUERRA FRIA, de Pawel Pawlikowski (coprodução entre Polônia, França e Reino Unido, majoritariamente falada em polonês, pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor na categoria de Melhor Direção no Festival de Cannes)

GUTLAND, de Govinda Van Maele (coprodução entre Luxemburgo, Bélgica e Alemanha, falada em luxemburguês e alemão e pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)

HOTEL IMPÉRIO, de Ivo Ferreira

HUMANO, ESPAÇO, TEMPO E HUMANO, de Kim Ki-duk

IMAGEM E PALAVRA, de Jean-Luc Godard (vencedor na categoria Palma Especial no Festival de Cannes)

INFILTRADO NA KLAN, de Spike Lee (vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes)

INIMIGOS ÍNTIMOS, de David Oelhoffen

ISTO É UM LAR: UMA HISTÓRIA DE REFUGIADOS, de Alexandra Shiva

JOVEM SOLIDÃO, de Claire Simon

JUMPMAN, de Ivan I. Tverdovsky

LA QUIETUD, de Pablo Trapero

LYUBOV – AMOR EM RUSSO, de Staffan Julén

MALILA: A FLOR DO ADEUS, de Anucha Boonyawatana (filme tailandês pré-indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)

MAYA, de Mia Hansen-Love

METADE DO CÉU, de Daniela Thomas e outros

MINHA VIDA NA ALEMANHA DE HITLER, de Jérôme Prieur

NA ESTRADA DA FELICIDADE, de Hsin-Yin Sung

NOITE SILENCIOSA, de Piotr Domalewski

NUESTRO TIEMPO, de Carlos Reygadas

O ALFABETO GREENAWAY, de Saskia Boddeke

O ANJO, de Luis Ortega

O ANJO DO NORTE, de Jean Michel Roux

O ANÚNCIO, de Mahmut Fazil Coskun

O BATERISTA E O GOLEIRO, de Nick Kelly

O HOMEM PYKANTE – DIÁLOGOS COM PIMENTA, de Edgar Pêra

O HOTEL ÀS MARGENS DO RIO, de Hong Sangsoo

O IMÓVEL, de Axel Petersen e Mans Mansson

O INGREDIENTE SECRETO, de Gjorce Stavreski (coprodução entre Macedônia e Grécia, falada em macedônio e pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)

O INTÉRPRETE, de Martin Sulík (coprodução entre Eslováquia, República Tcheca e Áustria, falada em alemão e eslovaco e pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)

O NOME DO MEU IRMÃO É ROBERT E ELE É UM IDIOTA, de Philip Gröning

O PREÇO DE TUDO, de Nathaniel Kahn

O QUE VOCÊ IRÁ FAZER QUANDO O MUNDO ESTIVER EM CHAMAS?, de Roberto Minervini

O QUINTO PONTO DA BÚSSOLA, de Martin Prinoth

O RIO, de Emir Baigazin

O ROSTO, de Malgorzata Szumowska (filme polonês vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim)

O SEGREDO DE NÁPOLES, de Ferzan Ozpetek

O SILÊNCIO DOS OUTROS, de Almudena Carracedo e Robert Bahar

O TERMÔMETRO DE GALILEU, de Teresa Villaverde

OPERAÇÃO OVERLORD, de Julius Avery

PEREGRINAÇÃO, de João Botelho

PODERIA ME PERDOAR?, de Marielle Heller

POR QUE SOMOS CRIATIVOS?, de Hermann Vaske

RAIVA, de Sérgio Trefaut

RETABLO, de Alvaro Delgado Aparicio

ROSAS SELVAGENS, de Anna Jadowska

SEGUIR EM FRENTE, de Joachim Lafosse

SOBRE PAIS E FILHOS, de Talal Derki

SUNSET TRUCK, de Abolfazl Saffary

TARDE PARA MORRER JOVEM, de Dominga Sotomayor

THE DEMINER, de Hogir Hirori

THE MAN WHO KILLED DON QUIXOTE, de Terry Gilliam

TORNANDO-SE ASTRID, de Pernille Fischer Christensen

TRAGAM A MACONHA, de Denny Brechner

TREM DAS VIDAS OU A VIAGEM DE ANGÉLIQUE, de Paul Vecchiali

TRINTA ALMAS, de Diana Toucedo

TÚMULOS SEM NOME (coprodução entre França e Camboja falada em francês e khmer e pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)

UM NOIR NOS BALCÃS, de Drazen Kuljanin

UMA MULHER EM GUERRA, de Benedikt Erlingsson (coprodução entre França, Islândia e Ucrânia, falada em islandês e pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)

UMA TERRA IMAGINADA, de Yeo Siew Hua (coprodução entre França, Holanda e Cingapura, falada em bengali, inglês e mandarim e vencedora do Leopardo de Ouro e do Prêmio Ecumênico do Festival de Locarno)

UMA VIAGEM INESPERADA, de Juan José Jusid

UTOYA – 22 DE JULHO, de Erik Poppe

VERÃO, de Kirill Serebrennikov

VERMELHO SOL, de Benjamín Naishtat

VIDA LIBRE, de Marc Recha

VIDA SELVAGEM, de Paul Dano

VIDAS DUPLAS, de Olivier Assayas

VOLCANO, de Roman Bondarchuk

Dessa longa lista (que é apenas da Perspectiva Internacional), destacam-se filmes já premiados e alguns com potencial de ganhar mais prêmios – a maioria deles sem estreia oficial no circuito brasileiro.

E alguns deles terão críticas e matérias especiais para o site. Basta aguardar para conferir!