49 MICSP: vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes abrirá a 49ª Mostra na Sala São Paulo
Com direção de Oliver Laxe — cuja carreira é acompanhada pela Mostra desde o início —, o road movie ambientado no deserto marroquino “Sirât” será exibido no dia 15 de outubro
Stefania Gadda e Jade Oukid, atrizes do filme, vêm à Mostra para a sessão especial de abertura do evento
Longa-metragem é o escolhido da Espanha para representar o país na disputa por uma vaga no Oscar® 2026
O filme “Sirât“, do diretor Oliver Laxe, premiado pelo júri do Festival de Cannes, será a atração de abertura da 49ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO, que terá a cobertura do Nosso Cinema nos próximos dias. A sessão inaugural ocorrerá na quarta-feira, 15 de outubro, na Sala São Paulo, e terá a condução de Renata de Almeida e Serginho Groisman. Estarão presentes na ocasião representantes da indústria do cinema, autoridades e apoiadores financeiros do evento. As atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que integram o elenco do longa, também comparecerão à exibição especial.
Distribuído no Brasil pela Retrato Filmes, o filme segue a história de um pai e seu filho que vão até uma festa rave nas montanhas de Marrocos. Eles estão à procura de Mar – filha e irmã –, que sumiu há alguns meses em uma dessas festas de longa duração. Imersos em música eletrônica e em uma sensação inédita e intensa de liberdade, os dois mostram a fotografia da jovem a todos. Apesar de a esperança diminuir, eles continuam insistindo e acabam seguindo um grupo de participantes para uma última celebração no deserto. Enquanto atravessam uma paisagem abrasadora, essa travessia os força a encarar seus próprios limites.
“Sirât” foi a produção selecionada pela Espanha para concorrer a uma indicação ao Oscar® 2026 na premiação de Melhor Filme Internacional.
O diretor Oliver Laxe nasceu em solo francês em 1982, filho de uma família de origem espanhola. Seus trabalhos anteriores já foram apresentados na Mostra: “Todos são capitães” (2010), na 34ª edição; “Mimosas” (2016), na 40ª edição; e “O que arde” (2019), na 43ª edição.
Para além da sessão de abertura, o filme “Sirât” terá outras exibições abertas ao público ao longo do festival, que se estende de 16 a 30 de outubro.
Para mais informações sobre a 49ª MICSP, acesse o site oficial clicando aqui. Acompanhe a nossa cobertura, com críticas dos filmes e matérias sobre o evento, antes do seu início (em 16 de outubro) e até mesmo depois do seu encerramento (em 30 de outubro).

