Nosso Cinema

A melhor fonte de críticas de cinema

“RUN” [1X03] – A terceira estrela

* Este texto se refere ao TERCEIRO EPISÓDIO da PRIMEIRA TEMPORADA da série “Run”. Clique aqui para ler a crítica do segundo episódio.

Se é verdade que o terceiro episódio da série RUN é superior aos anteriores, não é menos verdade que isso significa pouco. Pior, há sutis rompimentos em relação ao todo, tornando inconsistentes as personalidades das personagens principais.

(© HBO / Divulgação)

Ruby (Merritt Wever) está agora frágil a ponto de levar em consideração a opinião de uma completa estranha acerca da sua atitude em relação à família (leia-se, ao abandono repentino do marido e dos filhos). Quando ela se desnuda para Billy (Domhnall Gleeson), por outro lado, o ato é aceitável porque agora eles estão mais próximos. O que não é aceitável é o elo entre os episódios: no final do segundo, ela está braba por ele ofendê-la novamente; agora, alguns elogios artificiais bastam como pedido de desculpas. O problema não é a contradição em si, mas sua ocorrência rápida, transparecendo artificialidade.

De positivo aparece o sutil avanço na trama criada por Vicky Jones. Ao contrário dos anteriores, este navega através da aventura, reduzindo a comédia e o drama. A trilha musical, distante do brilhantismo, dialoga melhor com o tom aventuresco que a narrativa passa a adotar. Contudo, o roteiro insiste na autossabotagem, seja através de situações inverossímeis (aquele era o único hotel de Chicago para terem o imbróglio?) ou previsíveis (a participação de Archie Panjabi é deveras óbvia). Isso quando não há erro de tom no humor, como na cena na loja, similar à que ocorre em “As branquelas” (que, salvo melhor juízo, tem um humor absolutamente distinto do proposto em “Run”).

A melhora em visão micro é animadora, contudo um olhar macro permite atentar para dissonâncias incômodas. Talvez Fiona, o terceiro dos nomes principais, consiga ofuscar a inconstância de Ruby e o desrespeito de Billy (para com esta). Esse parece ser o melhor caminho para o quarto episódio. Até o sétimo, quem sabe a série alcance três estrelas na avaliação.